Um estudo  conduzido por S A Ramaiah em Washington, comparou os efeitos de exercícios como caminhada, corrida em esteira e bicicleta estática com asanas como o Bakasana  e Dhanurasana.

Verificou-se que estes asanas foram os mais eficazes por ajudarem a estimular a secreção hormonal do pâncreas e rejuvenescer a sua capacidade de produzir insulina.

As posições também fortaleceram os músculos das costas, o que aumenta o tônus das víceras abdominais
(músculos e órgãos internos).

  Bakasana tambem melhorou a interação entre a glândula pituitária e o pâncreas.

Pratique com professores experientes e com a orientação de seu médico pessoal.

Tenha em mente

Monitore os níveis de glicose sob a supervisão de um médico e tome medicação apropriada como prescrito.

Yoga - Pratique na parte da manhã e à noite durante 40 a 60 minutos com a série recomendada de poisções, de acordo com sua capacidade.

-O período de permanência em cada postura deve ser aumentada gradualmente, a partir de cinco segundos a um minuto , ou até mais, dependendo da postura e da capacidade da pessoa .

-Sempre concentre-se na respiração durante o período de manutenção da posição.

Sobre o diabetes:

Existem três tipos de diabetes, o tipo 1, o tipo 2 e o diabetes gestacional. A causa do diabetes tipo 1 é desconhecida e as pessoas que vivem com essa doença precisam da administração diária de insulina para sobreviver.

O tipo 2 atinge a vasta maioria das pessoas no mundo e, geralmente, é resultado do excesso de peso e da inatividades física. Antigamente percebido apenas em adultos, o diabetes tipo 2 está crescendo também entre as crianças e pessoas jovens.

Diabetes gestacional é uma condição temporária que ocorre quando os valores de glicose no sangue aumentam, mas continuam abaixo dos outros diagnósticos de diabetes. 

Fonte: Portal Fiocruz